OBasico

O Básico cobre três livros das Escrituras Gregas (comumente referidas como o Novo Testamento) e uma porção do primeiro livro das Escrituras Hebraicas (comumente referidas como o Antigo Testamento):

  • Marcos
  • 1ª carta de João1
  • Gênesis 1-11
  • Romanos

O Básico: Resumo do Panorama Geral

Marcos: um relato rápido e vívido da vida, morte e ressurreição de Yeshua, o Messias (Jesus Cristo). Escrito por um discípulo de Jesus chamado João Marcos.

1ª João: a escrita mais sucinta e eloquente de toda a Bíblia sobre o aspecto amoroso de nosso Pai Celestial, o Deus Criador. Escrito por João, filho de Zebedeu, um dos mais próximos e amados discípulos de Jesus.

Gênesis 1-11: um resumo panorâmico da criação e das consequências da rebelião da humanidade contra o Deus Criador. Esta parte da Bíblia forma a base para compreender toda a Bíblia.

Romanos: uma descrição profunda e incrivelmente clara da depravação da humanidade e de como se reconciliar com o Deus Criador por meio da fé em Yeshua, o Messias (Jesus Cristo). Escrita por Paulo, o primeiro missionário na Ásia Menor (atual Turquia) e na Grécia.

Programa de Leitura Básica

Semana 1:

Dia 1: Marcos 1-4
Dia 2: Marcos 5-8
Dia 3: Marcos 9-12
Dia 4: Marcos 13-16
Dia 5: 1 João 1-3
Dia 6: 1 João 4-5
Dia 7: Gênesis 1-3

Dia 1: Marcos 1-4

Ponto de foco: Marcos 2:1-12 Eu posso dizer a alguém que o perdoo dos seus pecados——de todos os seus pecados, note bem, não apenas daqueles que possam ter sido cometidos contra mim pessoalmente. Seria ousado e presunçoso da minha parte fazer tal afirmação, mas mesmo assim, eu poderia dizer isso a alguém e ninguém poderia provar de uma forma ou de outra se minha declaração realmente funcionou ou não. Isso porque não há nenhum sinal óbvio ou visível que comprove se eu realmente tive o poder e a habilidade de remover seus pecados——eles pareceriam exatamente iguais ao que eram antes de eu fazer minha declaração audaciosa.

Aqui, Jesus fornece a evidência física para Sua afirmação de que Ele (e somente Ele) tem a capacidade de perdoar pecados. Primeiro, Ele diz ao paralítico que os pecados do homem estão perdoados, mas então Jesus continua para realmente provar isso——Ele conecta Suas palavras de perdão com Suas palavras de cura. O paralítico é instantaneamente curado——Jesus usou Suas palavras para mostrar Seu poder sobre a doença, o homem foi curado; portanto, Suas palavras de cura devem ser verdadeiras. Jesus usou Suas palavras para afirmar que pode perdoar pecados; do mesmo modo, essas palavras também devem ser verdadeiras.

Você vê a diferença marcante entre minha alegação de ter o poder de perdoar pecados (na qual não forneço prova) e a alegação de Jesus de ter o poder de perdoar pecados (na qual Ele fornece uma prova espetacular)?

Dia 2: Marcos 5-8

Ponto de foco: Marcos 8:31-38

Esta passagem introduz um tema que você verá em todos os quatro relatos dos evangelhos——antes da morte e ressurreição de Jesus, os discípulos entenderam completamente errado o propósito e a intenção do plano de Jesus. Eles pensavam que Jesus tinha vindo como um rei conquistador que libertaria os israelitas oprimidos das mãos dos governantes estrangeiros (Roma).

É por isso que Pedro “repreendeu” Jesus aqui——Pedro está essencialmente dizendo: “Jesus, isso é uma loucura——você está aqui para nos libertar, não para se sacrificar——deixa eu te lembrar do plano de ação….” Jesus deve corrigir Pedro (e não pela última vez!) e lembrá-lo do verdadeiro plano de ação——que Jesus veio para inaugurar um novo reino, o Reino de Deus——um reino que é completamente diferente das nossas ideias mundanas de um reino.

Mantenha esse pensamento em mente ao ler os relatos dos evangelhos, e isso o ajudará a entender muitas das coisas “confusas” que Jesus disse aos Seus discípulos——parece confuso para nós porque temos a mesma mentalidade incorreta que Pedro tinha.

Dia 3: Marcos 9-12

Ponto de foco: Marcos 12:28-34

O equivalente moderno de um escriba seria um estudioso da Bíblia ou um professor de Teologia –– alguém que estuda as Escrituras na língua original e conhecê-las profundamente. Não é curioso que um escriba esteja perguntando a Jesus qual mandamento é o mais importante? O escriba está se referindo à Torá, que são os primeiros cinco livros da Bíblia –– hoje chamamos isso de “A Lei.” Em hebraico, torá simplesmente significa “instrução.”

Chegaremos a um estudo da Lei mais tarde, mas para os fins de entender esta passagem, existem centenas de leis e instruções descritas na Torá, então o escriba está perguntando: qual dessas é a mais importante? É provável que o escriba estivesse esperando pegar Jesus em contradição ou levá-lo a dizer algo que pudesse ser facilmente provado errado (afinal, ele tinha um doutorado nas Escrituras). Em vez disso, Jesus condensa e resume toda a Lei em dois mandamentos: trata-se de seu relacionamento com Deus como prioridade máxima e seu relacionamento com os outros seres humanos como segunda prioridade. Todo o resto——todas as regras detalhadas que você lê na Lei——caem naturalmente em seu lugar se você tiver estes dois mandamentos na prioridade correta.

Você pode ver o poder transformador de Jesus bem aqui nesta passagem——o escriba esperava enganar Jesus, mas em vez disso foi completamente convencido e transformado pela resposta de Jesus à sua pergunta.

Dia 4: Marcos 13-16

Ponto de foco: Marcos 14:53-65

Os líderes religiosos estavam procurando uma maneira de, legalmente, condenar Jesus à morte e se livrar da sua interferência em seu território, por assim dizer. No versículo 58, é feita uma acusação de que Jesus usou magia ou feitiçaria como sua fonte de poder, o que era um ato punível com a morte segundo a Lei. Mas a acusação não se sustentou por causa de depoimentos conflitantes. O sumo sacerdote então precisou “aumentar” a pressão, e esperava pegar Jesus em blasfêmia——afirmando ser Deus ou igual a Deus——um ato também punível com a morte. Agora, em vez das testemunhas falsas e seus depoimentos contraditórios, o próprio Jesus responde à pergunta do sumo sacerdote (para o deleite do sumo sacerdote, pois esta é exatamente a afirmação que ele esperava que Jesus fizesse)——Jesus confirma que Ele é o Messias. Isso selou o destino de Jesus, pois agora o conselho tinha a base “legal” para impor a pena de morte. Naquela época, como Israel estava sob o controle de Roma, os criminosos condenados à pena capital precisavam primeiro da aprovação do líder romano regional antes que a sentença pudesse ser executada.

Pare e pense por um momento: se Jesus fosse apenas um homem comum (como o conselho pensava), então que bom que se livraram——apenas mais uma pessoa louca alegando ser o Messias (as pessoas ainda afirmam isso hoje); mas a diferença é que Jesus não era apenas mais uma pessoa louca, Ele ressuscitou dos mortos, provando que Ele era realmente o Messias. Nenhum falso Messias jamais fez isso, eles ainda estão no túmulo.

Dia 5: 1 João 1-3

Ponto de foco: 1 João 3:1-10

Muitas pessoas acham incomum ou estranho que a Bíblia use uma linguagem familiar com tanta frequência. Muitas pessoas têm a ideia de que Deus é uma figura distante e incompreensível. Quando refletimos sobre a amplitude e o tamanho da criação, é fácil ter esse sentimento sobre o Ser que trouxe todo o universo à existência. No entanto, João quer deixar claro, usando uma linguagem que podemos facilmente entender e com a qual podemos nos relacionar, que Deus é como um pai maravilhoso que derrama Seu amor sobre nós.

Ao ler esta seção, tente imaginar que você é o “filho favorito” de Deus (com o propósito de enfatizar o ponto que João está fazendo no versículo 1) e veja a diferença que isso faz em sua compreensão do caráter amoroso de Deus. Mas também esteja atento ao outro ponto que João está abordando aqui——este amor abundante é apenas para os filhos de Deus. E quem são, afinal, os filhos de Deus? Descobrimos isso no próximo capítulo.

Dia 6: 1 João 4-5

Ponto de foco: 1 João 4:7-16

Esta é talvez uma das melhores explicações em toda a Bíblia sobre a natureza do relacionamento que podemos ter com nosso amoroso Pai Celestial——e a base desse relacionamento é o amor.

À primeira vista, pode parecer semelhante ao que muitas outras filosofias e religiões dizem, que é necessário expressar intencionalmente amor a Deus e aos outros e, uma vez que o faça, você é uma pessoa amorosa e Deus está satisfeito com você. Mas releia o versículo 10 e perceba a diferença marcante entre a explicação de João e a explicação do “mundo”: não é ao expressarmos amor a Deus que nos relacionamos com Ele——é o contrário! Deus expressa Seu amor por nós, e é assim que nos tornamos Seus filhos. A maioria das pessoas acredita que a “obra” deve ser realizada do nosso lado para nos tornarmos agradáveis e aceitáveis a Deus. Não é assim. Não é maravilhoso que a “obra” é feita por Deus e não por nós——esta é uma das razões pelas quais o evangelho, ou seja, as “Boas Novas” (pois é isso que a palavra grega evangelho significa em português) realmente são boas notícias.

Agora olhe para o versículo 15. Este versículo responde à pergunta levantada ontem——quem são os filhos de Deus? Você agora vê como entrar em um relacionamento com o nosso amoroso Criador Deus? É somente crendo em Jesus Cristo, nosso maravilhoso Salvador!

Dia 7: Gênesis 1-3

Ponto de foco: Gênesis 3:1-13

Não posso exagerar a importância deste capítulo para a compreensão do restante da Bíblia. Há poucos capítulos em toda a Bíblia que são tão críticos. Em vez de comentar muito sobre ele, recomendo que você leia e releia este capítulo com frequência durante os estudos Noções Básicas e Aprofundamento —— há muitas outras passagens nas Escrituras que lançarão mais luz e cor sobre o que comumente nos referimos como “A Queda” —— isto é, a queda da humanidade de um estado de perfeição e graça. Nós, como descendentes de Adão e Eva, não temos mais essa comunhão perfeita com o Deus Criador. O restante da Bíblia é o maravilhoso plano de Deus para nos trazer de volta a essa comunhão com Ele. Mas, como você descobrirá, o restante da Bíblia também mostra como a humanidade, infelizmente, rejeita repetidamente o maravilhoso plano de Deus, mesmo até hoje.

Semana 2:

Dia 8: Gênesis 4-5
Dia 9: Gênesis 6-8
Dia 10: Gênesis 9-11
Dia 11: Romanos 1-4
Dia 12: Romanos 5-8
Dia 13: Romanos 9-12
Dia 14: Romanos 13-16

Dia 8: Gênesis 4-5

Ponto de foco: Gênesis 4:1-12

Esta passagem relata a história do primeiro assassinato na história da humanidade. É implícito, mas não declarado explicitamente, que a razão pela qual o sacrifício de Caim não foi agradável ao Senhor é que Caim não ofereceu o melhor da sua colheita, mas reteve as melhores partes para si mesmo; enquanto Abel deu a melhor porção de sua oferta. Em outras palavras, no coração de Caim, ele não colocou Deus como a primeira e mais alta prioridade. Hoje não é diferente —— nós também retemos o melhor para nós mesmos —— é da nossa própria natureza.

Dia 9: Gênesis 6-8

Ponto de foco: Gênesis 6:5-8

A depravação da humanidade apenas piorou desde os dias de Caim e Abel, até chegar a um estado tal que Deus se entristeceu em Seu íntimo——não que Deus tenha um coração como o nosso, mas o autor aqui (a tradição diz que foi Moisés) está usando uma imagem à qual podemos nos relacionar para entender como Deus se sentiu. Pare e pense nisso por um momento——Deus tem sentimentos e emoções, como tristeza e dor. Isso é um pensamento surpreendente para a maioria das pessoas, mas é verdade. Esta passagem introduz a história de Noé, que encontrou favor diante de Deus e através de quem Deus refaria o mundo e reestabeleceria a raça humana através de um dilúvio catastrófico.

Dia 10: Gênesis 9-11

Ponto de foco: Gênesis 11:1-4

A coisa importante a se notar nesta passagem é a rapidez com que a humanidade volta aos seus caminhos egoístas e autossuficientes. No versículo 3, observe como o povo aqui é industrioso e trabalhador, e que seus objetivos são de auto-engrandecimento (“fazer um nome para nós mesmos”). Infelizmente, há pouca diferença entre as pessoas de hoje e as descritas aqui. Como eles, sentimos que não precisamos de Deus, achamos que podemos fazer isso por nós mesmos.

Pode parecer estranho ou contraproducente, mas foi na verdade um ato de misericórdia que Deus dispersou as pessoas e confundiu as línguas——se as pessoas tivessem sido deixadas continuar em sua busca por independência, não teria restado ninguém que sequer se lembrasse de Deus. Ao dispersar as pessoas, Deus pôde isolar um homem particular do qual Ele iria construir uma nação inteira de pessoas que contariam ao resto do mundo sobre o maravilhoso Deus Criador.

Retornaremos a este ponto histórico na lição “Cavando Mais Fundo”, mas primeiro, precisamos obter material de fundo adicional para entender melhor esse povo especial.

Dia 11: Romanos 1-4

Ponto de foco: Romanos 1:18-20

Paulo está dizendo aqui que não adianta alegar ignorância——você não pode se apresentar diante do trono de Deus e dizer: “Oh, desculpe, eu não sabia que você existia… você deveria ter se manifestado de forma mais óbvia.” Deus deixou toda a criação como um testemunho de Sua existência.

Releia o versículo 18 para ver o que Paulo diz sobre as pessoas que tentam fingir ignorância——ele diz que alguém que faz isso é uma pessoa ímpia que suprime a verdade. Você já conheceu alguém que não conseguiu ver algo sobre si mesmo, mas era óbvio para todos os outros? Talvez fosse um problema que eles tinham, alguma compulsão, como gastar demais, comer em excesso, vício em álcool ou tomar repetidamente decisões ruins em relacionamentos. Você não sente um pouco de pena deles——eles não podem ou não querem ver algo que é claro para todos à sua volta. Agora amplie essa ignorância——na verdade, não é uma ignorância verdadeira, mas uma supressão da realidade——em uma escala muito maior. Digamos, do tamanho do universo——pois é do tamanho desse testemunho para o Deus Criador——quão tolo pareceria para uma pessoa continuar a negar a existência de Deus? Paulo diria que isso seria uma tolice ao ponto da impiedade.

Dia 12: Romanos 5-8

Ponto focal: Romanos 8:1-4

Esta seção de Romanos contém uma das descrições mais lúcidas e sóbrias da disposição da humanidade em relação ao mal. Ao lermos os capítulos 5-7, somos profundamente impactados porque sentimos que Paulo não está descrevendo a si mesmo, mas de alguma forma invadiu nossas mentes e descobriu os segredos mais profundos sobre nós mesmos que mantivemos escondidos de todos os outros.

Tente este exercício: releia Romanos 7:7-25. No final do versículo 25, pare e dê um pesado suspiro de alívio——imagine que você acabou de terminar de correr uma maratona e está tão feliz e aliviado por ter acabado. Em seguida, leia imediatamente Romanos 8:1-4. Esta passagem é um sopro de ar fresco——imagine, o peso do pecado (como uma maratona cansativa) e depois a leveza e a liberdade de já ter terminado com isso——para sempre! É assim que você deve se sentir ao ler Romanos 8, leve como uma pluma através da sua nova liberdade encontrada em Jesus Cristo.

Dia 13: Romanos 9-12

Ponto de foco: Romanos 10:9-13

Leia Romanos 10:13 novamente e deixe as palavras penetrar em seus ouvidos, em seu coração, em seu próprio ser. Não é maravilhoso saber que isto é uma promessa de Deus na qual podemos confiar e depositar nossa fé? Este é um excelente versículo para memorizar, de modo que você possa recordá-lo sempre que precisar de uma explosão de admiração pelas incríveis promessas que o nosso Criador Deus nos deu.

Mas afinal, quem é o “Senhor” a que Paulo se refere nesta passagem? Na cultura atual, é muito comum dizer ou acreditar que há muitas maneiras de “invocar o nome do Senhor” e que, essencialmente, todas as religiões são apenas caminhos diferentes para o mesmo Deus. Mas será que são realmente? O Senhor que Paulo está descrevendo aqui é o mesmo que a nossa sociedade pluralista atual define? Para encontrar a resposta, precisamos voltar algumas sentenças aos versículos 9-11. Nestes versículos, quem Paulo diz ser o “Senhor” que é capaz de cumprir a promessa dada no versículo 13? Com essa resposta em mente, talvez você também queira memorizar esses versículos.

Dia 14: Romanos 13-16

Ponto de foco: Romanos 13:8-14

Em Romanos, você ouviu Paulo referir-se à “Lei” em muitas ocasiões. O que exatamente é essa Lei à qual ele continua se referindo? Para responder a essa pergunta será necessário mais leitura de fundo na Bíblia - na verdade, não chegaremos a um estudo detalhado da Lei até terminarmos a seção Aprofunde-se. Mas para obter uma visão geral da Lei, esta seção de Romanos fornece um dos melhores resumos de toda a Bíblia. Mantenha esta visão geral da Lei em mente à medida que continua seu estudo pela Bíblia, para que quando finalmente você leia sobre a Lei (que é bastante abrangente), não se “perca” ou se afogue nos detalhes da Lei. Você pode se referir de volta ao resumo de Paulo para mantê-lo fundamentado na compreensão da verdadeira e intenção subjacente de Deus ao dar a Lei aos israelitas. De maneira magistral de expressar ideias, Paulo nos introduz, ou melhor, nos lembra de que o propósito final da Lei é nos conduzir ao amor, o que deve soar muito familiar ao que você leu recentemente na 1ª Carta de João.

O Básico: Pare e Dê uma Olhada para Trás

Embora tenhamos lido apenas pouco mais de três livros da Bíblia (de um total de 66), você já deve estar percebendo que a Bíblia “responde a si mesma”. Ou seja, os diversos livros da Bíblia, embora escritos por muitos autores diferentes em muitos lugares e períodos de tempo distintos, são harmoniosos e complementares entre si. Ou talvez uma maneira melhor de colocar isso é que a Bíblia contém as respostas para muitas das perguntas intrigantes que temos sobre a vida——se estivermos dispostos a investir o tempo para buscar as respostas e estar abertos para ouvir o que Deus está nos dizendo através das palavras da Bíblia. Este é um dos principais objetivos da primeira seção deste curso——reconhecer que quando perguntas “surgem” à medida que lemos a Bíblia, as respostas são encontradas, em última análise, em outras passagens da própria Bíblia. É por isso que dissemos no início deste curso que podemos entender a Bíblia melhor e melhor à medida que a lemos.

À medida que você continua sua jornada através do estudo Dig Deeper, tenha isso em mente——na verdade, saber que as respostas para suas perguntas podem estar “logo ao virar da esquina” torna muito empolgante ler a Bíblia e você vai se pegar não querendo largá-la!

Aprofundese — Clique aqui para continuar para a próxima seção.

  1. Não deve ser confundido com o Evangelho de João; a 1ª carta de João está localizada perto do final da Bíblia ↩︎


Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, 2010 - 2025