Próximos Passos
- Próximos Passos: Resumo do Panorama Geral
- A Estrutura das Escrituras Hebraicas
- A Estrutura das Escrituras Gregas
- Planos de Leitura Propostos
- A Lei
- Profecia e Tempos do Fim
- Vida no Corpo de Cristo
- Advertências Contra Falsos Mestres
- História do AT: Período da Conquista–Juízes
- História do AT: Período da Monarquia
- Os Escritos de Davi e Salomão
- Revisão da História do AT: David e Salomão
- História do AT: Período dos Reinos Divididos
- Profetas do AT para o Reino do Norte
- Estudo Detalhado sobre o Reino do Sul
- História do AT: Exílio e Restauração
- Profetas Pós-Exílio
- Livros Especiais
- Sugestões de Outras Leituras
- Uma Palavra Final
Próximos Passos: Resumo do Panorama Geral
Parabéns! Você agora possui uma compreensão básica da Bíblia e do que significa ser um seguidor de Jesus. Você também deve ter mais confiança na sua capacidade de ler, interpretar e entender as Escrituras, sentindo-se capacitado a continuar seu estudo da Bíblia. Isso é empolgante, porque, pelo resto da sua vida, à medida que você continuar a ler e reler a Bíblia, continuará a ganhar uma compreensão cada vez mais profunda das Escrituras e, como resultado, a se aproximar do seu relacionamento com Ele.
O restante deste guia de estudo oferece uma ordem de leitura proposta para completar o restante da Bíblia. Dependendo da sua velocidade de leitura e da quantidade de tempo que você dedica a cada dia, pode esperar concluir toda a Bíblia entre 3 a 12 meses. O importante não é a rapidez com que você lê, mas o que você aprende durante o processo——ler a Bíblia rapidamente apenas para terminá-la não traz muito benefício se você perder a mensagem.
Assim como as lições O Básico e Aprofunde-se, os planos a seguir também conduzem você através da Bíblia em uma ordem não sequencial, novamente para facilitar uma melhor compreensão da Bíblia enquanto você a está lendo. Continue sua oração diária pedindo que Deus lhe conceda Seu Espírito Santo para ajudá-lo a entender o que você está prestes a ler —— e espere ser maravilhosamente recompensado.
A Estrutura das Escrituras Hebraicas
A Lei: conhecida como Torah em hebraico, que significa “instrução;” a Lei consiste nos cinco primeiros livros da Bíblia: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. A tradição afirma que Moisés é o autor da Torah.
Livros históricos e Profetas: conhecidos como nevi-im em hebraico, estes são os livros que contêm relatos históricos detalhados dos líderes e governantes do povo israelita. Os livros dos profetas devem ser estudados atentamente junto com os livros históricos, uma vez que eram aos líderes que suas advertências eram dirigidas. Os livros históricos incluem: Josué, Juízes, Rute, 1-2 Samuel, 1-2 Reis, 1-2 Crônicas, Esdras, Neemias e Ester. Os livros proféticos incluem: Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias e Lamentações.
Os Escritos: conhecidos como ketuvim em hebraico, estes são livros de poesia e incluem: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cântico dos Cânticos (também conhecido como Cântico de Salomão). Na tradição hebraica, Rute, Ester, Lamentações, 1-2 Crônicas, Esdras, Neemias e Daniel são considerados parte dos ketuvim, mas um melhor entendimento da Bíblia como um todo é obtido quando esses livros são agrupados com os livros históricos.
Veja Estrutura e Linha do Tempo do Antigo Testamento: bstot
A Estrutura das Escrituras Gregas
Livros Históricos: consistindo dos quatro Evangelhos e Atos. Os Evangelhos são nomeados de acordo com o autor: Mateus, Marcos, Lucas e João. Mateus e João foram dois dos doze discípulos de Jesus durante Sua vida e ministério terrenos. Marcos foi provavelmente um jovem que estava entre o grupo maior de discípulos que seguiram Jesus. Lucas foi um médico grego que veio a crer em Jesus através do trabalho missionário de Paulo. Ele também é o autor de Atos.
Cartas: como o nome sugere, estas são cartas escritas pelos apóstolos, que foram os líderes do grupo de crentes que surgiu logo após a ressurreição de Jesus. A maioria das cartas foi escrita por Paulo, incluindo: Romanos, 1-2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1-2 Tessalonicenses, 1-2 Timóteo, Tito e Filemom. Em seguida, vem Hebreus, cujo autor é incerto. Finalmente, temos as cartas de Tiago (meio-irmão de Jesus), 1-2 Pedro (um dos 12), 1-3 João (um dos 12) e Judas (Judas poderia ser um dos 12 ou meio-irmão de Jesus).
Profecia: o único livro profético da Bíblia é Apocalipse, que fala sobre o retorno de Jesus para finalizar Seu Reino após ter havido tempo suficiente para que todas as nações tenham a oportunidade de ouvir e responder à mensagem de salvação crendo em Jesus, o Messias.
Veja Estrutura e Linha do Tempo do Novo Testamento: bstnt
Planos de Leitura Propostos
O restante da Bíblia pode ser lido e estudado dividindo-se nos seguintes assuntos:
A Lei
Profecia e os últimos tempos
A vida no “Corpo de Cristo”
Advertências contra falsos mestres
História do Antigo Testamento (AT): período da Conquista–Juízes
História do AT: período da Monarquia
Os escritos de David e Salomão
Revisão da História do AT: David e Salomão
História do AT: período dos Reinos Divididos
Profetas do AT para o Reino do Norte
Estudo detalhado sobre o Reino do Sul
História do AT: Exílio e a Restauração
Profetas Pós-Exílio
Livros especiais
A Lei
Os livros da Lei descrevem como o Deus Criador chamou uma nação de servos especiais, os israelitas, e deu-lhes a tarefa de contar ao mundo inteiro sobre Ele. Você rapidamente descobrirá que os israelitas falharam nessa tarefa repetidamente. No entanto, Deus nunca abandonou o povo de Israel, mesmo até os dias de hoje, e Ele ainda cumprirá a promessa que fez a Abraão em Gênesis 12. Os livros da Lei estabelecem o fundamento para entender todos os livros históricos e proféticos das Escrituras Hebraicas e, ainda mais importante, para compreender como Yeshua o Messias (Jesus Cristo) cumpre perfeita e completamente os requisitos da Lei em nosso favor. Se Ele não tivesse feito isso, não poderíamos ter um relacionamento com nosso Criador e continuaríamos sendo Seu inimigo (por nossa própria culpa, não Dele).
Aqui, em vez de mergulhar diretamente nos detalhes da Lei (onde as chances de ficar “perdido” são bastante altas), começamos com a carta aos Hebreus, que é o melhor resumo e explicação da Lei em toda a Bíblia. A Lei começa com o livro de Gênesis, mas como você acabou de ler esse livro, não há necessidade de repeti-lo neste estudo. Então, após ler de Êxodo a Deuteronômio, o estudo é novamente “moldado” por outro livro explicativo sobre a Lei — a carta de Paulo aos Gálatas, que oferece uma maneira maravilhosa de “parar e refletir” sobre o que você acabou de ler.
Hebreus
Êxodo
Levítico
Números
Deuteronômio
Gálatas
Ordem de Leitura: A Lei
Hebreus: uma descrição detalhada de como Jesus, o Messias, cumpre de maneira perfeita e completa os requisitos da Lei em nosso lugar.
Êxodo: o relato histórico do resgate dos descendentes de Jacó da escravidão no Egito, em preparação para a formação da nação de Israel. A primeira vez que o Deus Criador se torna amplamente conhecido entre as nações.
Levítico: regulamentos detalhados para o povo israelita e seus líderes.
Números: o relato de como os israelitas não confiaram em Deus e, como resultado, tiveram que vagar no deserto por 40 anos antes de entrar na Terra Prometida.
Deuteronômio: após a geração incrédula morrer no deserto, a nova geração teve que ser re-instruída na Lei.
Gálatas: uma carta de Paulo que oferece um resumo sucinto da Lei e como, através de Jesus, somos libertos da escravidão da Lei para viver vidas cheias do Espírito.
Profecia e Tempos do Fim
A Bíblia fala consideravelmente sobre eventos futuros——tanto nas Escrituras Hebraicas (Antigo Testamento) quanto nas Escrituras Gregas (Novo Testamento).
Alguns eventos descritos em ambos os testamentos já foram cumpridos, enquanto outros eventos ainda não aconteceram. Algumas profecias são evidentes em seu cumprimento, como o Servo Sofredor de Isaías 53, enquanto em outros casos isso não é tão claro. Ao lermos a Bíblia, não devemos nos concentrar excessivamente em determinar se uma certa profecia foi cumprida ou não, mas sim tentar aprender o que Deus está nos dizendo através das palavras dos profetas. Aqui, examinamos mais de perto os livros da Bíblia que falam diretamente sobre os tempos do fim. As leituras são ordenadas para que, quando cheguemos ao livro final da Bíblia, possamos entender melhor as visões descritas em Apocalipse. Você notará que Apocalipse revela e explica muitas das visões misteriosas dos profetas, particularmente Zacarias e Daniel.
Mateus
1-2 Tessalonicenses
Isaías
Joel
Zacarias
Daniel 7-12
Apocalipse
Profecia e Fim dos Tempos: Ordem de Leitura Mateus: um dos 12 discípulos de Jesus que era da tribo de Levi. Ele escreveu seu evangelho para um público judeu, enfatizando como Jesus cumpriu as profecias e a Lei das Escrituras Hebraicas.
1-2 Tessalonicenses: carta de Paulo aos crentes em Tessalônica, que tinham dúvidas e algumas ansiedades sobre os últimos tempos.
Isaías: o profeta que mais escreveu sobre a vinda do Messias. Considerado apenas inferior a Elias em importância e destaque entre os profetas do Antigo Testamento.
Joel: visões do julgamento vindouro e de uma era em que o Espírito de Deus será derramado sobre muitas pessoas.
Zacarias: visões do Messias vindouro e Seu novo reino.
Daniel 7-12: visões dadas ao hebreu chamado Daniel durante o período do Exílio (século VI a.C.) e são um prelúdio para as visões dadas a João no livro de Apocalipse.
Revelação: visões do fim dos tempos, quando Jesus retorna para finalizar Seu Reino.
Vida no Corpo de Cristo
A Bíblia, e Paulo em particular, fala frequentemente sobre a vida no “corpo de Cristo” —— o ajuntamento de crentes locais com o propósito de expandir o Reino de Jesus e para encorajar, ajudar e apoiar uns aos outros. Este estudo nos leva através dos livros na Bíblia que falam mais diretamente sobre a “vida em corpo” do crente —— ou seja, como devemos viver nossas vidas como discípulos (isto é, seguidores) de Jesus.
1-2 Coríntios
Filipenses
Colossenses
Tiago
1 Pedro
Tito
Filemon
Vida no Corpo de Cristo: Ordem de Leitura 1-2 Coríntios: talvez os livros definitivos sobre a vida no corpo de Cristo.
Filipenses: a alegria de ter uma nova vida através de Jesus Cristo.
Colossenses: como Jesus é tudo o que precisamos.
Tiago: características de um discípulo que verdadeiramente acredita e segue Jesus.
1 Pedro: esperança para o crente que enfrenta provações e sofrimentos.
Tito: a virtude do autocontrole na vida de um crente.
Filemom: um exemplo que demonstra como é o verdadeiro comportamento de “vida em corpo”.
Advertências Contra Falsos Mestres
Quatro dos autores do Novo Testamento, Paulo, Pedro, João e Judas, dão advertências específicas e detalhadas sobre falsos mestres que tentam desviar os crentes. Quando algo é repetido com tanta frequência por escritores tão diversos, devemos prestar atenção especial. Essa é a razão pela qual temos um estudo específico sobre este assunto. As cartas a seguir são muito breves, mas repletas de lições poderosas. Não sinta a necessidade de apressar a leitura destes livros curtos, mas, em vez disso, dedique algum tempo para contemplar e reler a sua mensagem antes de continuar para o próximo estudo.
1-2 Timóteo
2 Pedro
2-3 João
Judas
Avisos Contra Falsos Mestres: Ordem de Leitura
1-2 Timóteo: As cartas instrutivas de Paulo a Timóteo, um jovem líder na igreja em Éfeso (localizada na atual Turquia).
2 Pedro: uma carta profética alertando os crentes a estarem preparados para o vindouro dia quando a apostasia (afastamento de Deus) será comum.
2-3 João: cartas muito breves que alertam contra falsos mestres e aqueles que poderiam impedir os crentes em seu trabalho para o Reino.
Judas: advertências sobre falsos mestres que haviam se infiltrado na comunidade de crentes e já estavam em posições de liderança.
História do AT: Período da Conquista–Juízes
Após a morte de Moisés, Josué liderou o povo até a Terra Prometida para estabelecer a nação de Israel. Após o assentamento, houve um longo período onde Israel foi governado por líderes descentralizados chamados Juízes. Rute e o início de 1 Samuel também ocorrem durante o período dos Juízes, razão pela qual estão incluídos nesta seção de leitura. Esses livros preparam o cenário para o próximo período, quando Israel foi governado por um rei.
Josué
Juízes
Rute
1 Samuel 1-7
Período de Conquista–Juízes: Ordem de Leitura Josué: relato da conquista pelos israelitas da terra prometida a eles pelo Deus Criador e a divisão da terra entre as 12 tribos.
Juízes: um período de aproximadamente 400 anos quando Israel foi governado por líderes chamados Juízes. Quando o povo se afastava de Deus, seus inimigos os conquistavam, mas Deus levantava juízes para libertar o povo e restaurar a paz.
Rute: o relato da linhagem familiar do Rei Davi. Rute e seu marido Boaz são os bisavós de Davi.
1 Samuel 1-7: introdução ao período dos Reis na história de Israel. Samuel foi o último dos Juízes e um profeta que Deus usou para escolher os dois primeiros reis.
História do AT: Período da Monarquia
Após o período dos Juízes, três monarcas ou reis governaram sobre Israel. Este período durou 120 anos, durante os quais a riqueza e a proeminência de Israel entre as nações vizinhas aumentaram significativamente. Esta lição nos leva através do chamado período do Reino Unido da história de Israel, assim chamado porque todas as 12 tribos estavam unidas sob o governo de um único rei.
O primeiro rei, Saul, tinha grande potencial, mas seu coração não seguia a Deus. O segundo rei, Davi, era um “homem segundo o coração de Deus” e ainda hoje é considerado uma das maiores figuras de toda a história de Israel. Seu filho, Salomão, foi o terceiro e último rei do período do Reino Unido. Ele começou com um coração voltado para Deus, mas ao longo do tempo, ele se afastou, o que desencadeou os eventos que levaram à divisão de Israel em duas nações.
1 Samuel 8-31
2 Samuel
1 Reis 1-11
Período da Monarquia: Ordem de Leitura 1 Samuel 8-31: o primeiro rei Saul e a ascensão de Davi.
2 Samuel: o reinado de Davi após a morte de Saul.
1 Reis 1-11: a morte de Davi, o reinado de Salomão, sua sabedoria e o templo que ele construiu para honrar a Deus.
Os Escritos de Davi e Salomão
Nesta seção, fazemos uma pausa nos livros históricos para ler os livros literários e poéticos atribuídos a Davi e Salomão. Para este estudo, concentraremos apenas nos livros de Salmos e Provérbios.
Salmos
Provérbios
Os Escritos de Davi e Salomão: Ordem de Leitura
Salmos: a maioria dos Salmos é atribuída ao Rei Davi — 74 dos 150 levam seu nome. Doze são atribuídos a Asafe, nove aos coraítas, dois ao Rei Salomão e um a Etã, o ezraíta, e Moisés. Os 51 Salmos restantes não têm designação. Os Salmos são considerados as partes mais belas e comoventes de toda a Bíblia. São cânticos de adoração (note que a palavra inglesa song é derivada da palavra hebraica psalm) e muitos contêm instruções sobre quais instrumentos devem ser tocados ou que melodia deve ser usada. Assim, não é de se admirar que crentes do Deus Criador ao longo das eras tenham usado os Salmos como fonte de inspiração para a música de adoração de sua geração. Veja uma visualização da bela estrutura do Salmo 119 e como este salmo nos ajuda a compreender melhor o Deus Criador da Bíblia.
Provérbios: uma compilação de ditados de sabedoria, a maioria atribuída ao sábio Rei Salomão, mas que também inclui os ditados de outros homens sábios de Israel, incluindo Agur e Lemuel.
Revisão da História do AT: David e Salomão
Sempre que algo é repetido na Bíblia, seja a repetição de uma única palavra, frase ou versículo, ou ainda narrativas inteiras, esta é a forma de Deus nos dizer: “preste muita atenção.” Assim, antes de prosseguir em nosso estudo histórico de Israel, vamos revisitar as vidas de David e Salomão, os dois reis mais proeminentes e importantes na história de Israel.
O relato histórico dado no livro de Crônicas é muito semelhante——muitas vezes idêntico——aos relatos que lemos recentemente nos livros de 1-2 Samuel e 1 Reis. No entanto, o Cronista (e não sabemos a identidade do autor) faz questão de destacar e comentar o governo do Rei Davi. Lembre-se de que é da linhagem de Davi que o Messias (Salvador) deve vir, daí a importância que Deus colocou nesse período da história de Israel. Não encare isso como uma repetição enfadonha, mas em vez disso observe a ênfase especial que Deus quer que você preste muita atenção——ter esse tipo de mentalidade ao ler Crônicas permitirá que o Espírito Santo te ensine mais sobre Deus.
1 Crônicas
2 Crônicas 1-9
Davi e Salomão: Ordem de Leitura
1 Crônicas: um comentário sobre a vida do Rei Davi.
2 Crônicas 1-9: um comentário sobre a vida do Rei Salomão.
História do AT: Período dos Reinos Divididos
Entre os escritos mais emocionantes e épicos de toda a Bíblia. O restante de 1-2 Reis narra como Israel se dividiu: o Reino do Sul de Judá, composto pelas tribos de Judá e Benjamim; e o Reino do Norte de Israel, composto pelas dez tribos restantes. Imediatamente, o primeiro rei de Israel adotou a prática idólatra egípcia da adoração ao bezerro e, como resultado, nunca houve um governante, dentre os 19 reis em Israel, que fez o que era certo aos olhos do Senhor.
O Reino do Norte foi conquistado por volta de 722 a.C. pela Assíria e o povo foi espalhado por todo o império assírio, sem nunca retornar. Não-hebreus habitaram a terra e ela passou a ser conhecida para sempre como uma terra profanada, cheia de pessoas de sangue misto idólatras. Esta região seria chamada de Samaria nos dias de Jesus. O Reino do Sul de Judá conseguiu um pouco melhor. De 20 reis, houve oito que fizeram o que era certo aos olhos do Senhor. No entanto, Judá também foi punida e foi conquistada pelos babilônios por volta de 586 a.C. O povo foi levado para o cativeiro e é aqui que o povo hebreu passou a ser conhecido como “judeus”, que é uma versão abreviada de Judá.
1 Reis 12-22
2 Reis
Período dos Reinos Divididos: Ordem de Leitura
1 Reis 12-22: o relato dos reis dos reinos divididos de Israel e Judá.
2 Reis: o relato contínuo, incluindo a queda de ambos os reinos.
Profetas do AT para o Reino do Norte
A maioria dos profetas falou contra as idolatrias e a maldade em ambos os Reinos do Norte e do Sul. Oséias e Amós são dois profetas cuja mensagem foi dirigida exclusivamente contra o Reino do Norte de Israel. Curiosamente, Amós era um profeta em Judá na época da sua profecia contra Israel.
Oseias
Amós
Ordem de leitura dos Profetas do AT para o Reino do Norte
Oséias: uma acusação contundente contra o Reino do Norte de Israel.
Amós: o julgamento de Israel está próximo.
Estudo Detalhado sobre o Reino do Sul
Como mencionado anteriormente, a repetição na Bíblia fala muito. Uma quantidade considerável dos livros proféticos é dirigida contra os governantes ímpios do Reino do Sul (Judá). Muito do material histórico será familiar a partir de leituras anteriores de 1-2 Reis. Aqui, nós revisitamos a queda de Judá e olhamos mais de perto o que os profetas daquela época estavam dizendo contra Judá. Este estudo nos prepara para a porção histórica final das Escrituras Hebraicas: o período do Exílio e da Restauração.
2 Crônicas 10-36
Miqueias
Naum
Habacuque
Sofonias
Jeremias
Lamentações
Estudo Detalhado sobre Judá: Ordem de Leitura
2 Crônicas 10-36: o restante do comentário do Cronista sobre os reis do Reino do Sul (Judá). Note que o Cronista quase ignora completamente o Reino do Norte (Israel), exceto de maneira passageira, quando eles lutaram contra Judá.
Miquéias: embora sendo principalmente dirigido contra os reis maus de Judá, Miquéias fala da iminente destruição tanto de Israel quanto de Judá.
Naum: este livro é, na verdade, dirigido contra Nínive e os assírios, mas está incluído aqui neste estudo, já que os eventos foram relevantes no momento em que o Reino do Norte já havia sido conquistado e apenas o Reino do Sul permanecia.
Habacuque: aviso a Judá sobre a iminente invasão babilônica.
Sofonias: avisos contra Judá de que a destruição está próxima.
Jeremias: conhecido como o “profeta chorão”, Jeremias avisa freneticamente um povo de coração endurecido sobre a iminente destruição de Jerusalém.
Lamentações: um lamento poético sobre a destruição de Jerusalém. Atribuído ao profeta Jeremias, por isso está incluído aqui neste estudo.
História do AT: Exílio e Restauração
O dia que os profetas haviam avisado finalmente havia chegado——o reino de Judá foi conquistado pelos babilônios. Diferente dos assírios, que destruíram completamente o Reino do Norte de Israel quase dois séculos antes, os babilônios eram um tipo diferente de vencedores. Eles permitiram que o povo de Judá mantivesse sua identidade cultural, mesmo que muitos tenham sido deportados de Jerusalém para a Babilônia (atual Iraque). Foi aqui que o povo hebreu passou a ser conhecido como “judeus” (abreviação de Judá)——de onde deriva o termo moderno “judaico” quando nos referimos a alguém descendente das 12 tribos de Israel.
O exílio foi a coisa mais humilhante que podia acontecer aos descendentes de Abraão——parecia que Deus havia abandonado Seu povo. Mas Deus não abandonou Seu povo e agiu de maneiras surpreendentes e miraculosas para restaurar um remanescente do povo à cidade capital de Jerusalém e reconstruí-la. O Exílio durou 70 anos, e os eventos desse tempo, bem como a restauração, são o que vamos ler nesta lição.
Ezequiel
Daniel 1-6
Esdras 1-6
Ester
Esdras 7-10
Neemias
Exílio e a Restauração: Ordem de Leitura Ezequiel: algumas das visões mais incrivelmente descritivas e horrivelmente vívidas de toda a Bíblia. Ezequiel abrange os eventos que precedem e incluem o Exílio, bem como a primeira fase do processo de Restauração.
Daniel 1-6: o relato de 4 jovens hebreus recrutados para a corte babilônica durante o Exílio; e a conquista dos babilônios pelos persas.
Esdras 1-6: a primeira fase da Restauração, onde o rei persa permite que Zorobabel retorne a Jerusalém para reconstruir o Templo.
Ester: um relato de uma jovem hebreia que foi escolhida para se casar com o rei persa a tempo de impedir um plano para aniquilar os exilados judeus. Se não fosse por Ester, Esdras e Neemias não teriam vivido para liderar o restante do processo de Restauração.
Esdras 7-10: a segunda fase da Restauração, onde Esdras retorna a Jerusalém para reunir o povo.
Neemias: a fase final da Restauração, liderada por Neemias, que supervisiona a reconstrução dos muros e fortificações ao redor de Jerusalém.
Profetas Pós-Exílio
Há três profetas para Judá após a Restauração: Ageu, Zacarias e Malaquias. Já lemos Zacarias anteriormente no estudo, por isso não repetiremos a leitura aqui. Aqui, também incluímos Obadias, mesmo que sua mensagem tenha sido contra o reino vizinho de Edom —— parentes distantes dos israelitas, que não descendiam da linhagem de Jacó, mas da de seu irmão gêmeo Esaú. Os dois grupos sempre estiveram em guerra, assim como Jacó e Esaú.
Obadias
Ageu
Malaquias
Profetas Pós-Exílio: Ordem de Leitura
Obadias: punição de Edom por sua participação no saque de Jerusalém em quatro invasões documentadas em 2 Crônicas.
Ageu: reconstrução do templo após o retorno do exílio.
Malaquias: um aviso final aos israelitas desobedientes.
Livros Especiais
Há quatro livros que completam nosso estudo da Bíblia. Esses livros vêm por último porque são os mais difíceis ou os mais amplamente mal compreendidos. Deixá-los por último, esperamos, nos ajuda a entendê-los melhor do que se tivéssemos tentado lê-los mais cedo em nosso estudo.
Jó
Eclesiastes
Cânticos de Salomão
Jonas
Livros Especiais: Ordem de Leitura Jó: uma análise exaustiva e profundamente enigmática (muito parecido com o tema) sobre a questão do sofrimento. É quase inteiramente uma obra de poesia, tornando a interpretação deste assunto difícil ainda mais desafiadora. Veja O Livro de Jó em Cores a partir do basics of the bible.org e Dez Princípios para Entender o Livro de Jó (pdf) para mais ajuda em compreender o Livro de Jó.
Eclesiastes: um comentário sobre a futilidade de viver sem fazer do Deus Criador uma parte central da sua vida.
Cântico dos Cânticos: poesia bela com imagens sensuais que fala sobre o amor em muitos níveis——entre um marido e uma esposa, e entre o amoroso Deus Criador e Seu povo.
Jonas: a conhecida narrativa do profeta que foi engolido por um grande peixe, mas que muitos leitores não conseguem captar o verdadeiro propósito. Este livro trata sobre a graça de Deus e como nós, humanos depravados, assim como Jonas, não compreendemos o que Deus está tentando realizar. Hoje, não somos diferentes de Jonas em seu tempo.
Sugestões de Outras Leituras
Antes de oferecer algumas recomendações de materiais de leitura que ajudarão você a entender melhor a Bíblia, permita-me enfatizar a primazia da Bíblia em relação a outros livros——a Bíblia é única porque é a Palavra de Deus inspirada. Outros livros podem ser úteis, instigantes e alguns podem até mesmo transformar vidas, mas não deixe que eles ocupem um lugar mais elevado em sua mente do que a Bíblia. Esteja em alerta (lembre-se do estudo sobre falsos mestres!), pois alguns livros podem ter uma aparência de piedade, mas podem na verdade desviá-lo do caminho. É por isso que não devemos nos deixar depender excessivamente dos comentários e opiniões de outras pessoas sobre a Bíblia——e, a propósito, isso inclui este guia de estudo! Lembre-se de deixar a Bíblia falar por si mesma. Se estivermos abertos para ouvir o que a Bíblia tem a nos dizer, o Espírito Santo nos falará e nos instruirá nos caminhos de Deus.
Com isso em mente, também não quero desencorajá-lo de usar ferramentas úteis. Abaixo estão algumas recomendações para você começar:
- Outras versões da Bíblia, incluindo traduções parafraseadas e Bíblias de estudo de palavras gregas. Você pode até comprar Bíblias paralelas, que contêm várias traduções lado a lado, para que você possa obter uma perspectiva mais profunda das Escrituras, observando diferentes formas de expressar a linguagem original (isso é especialmente útil se você fala dois idiomas).
- Tudo Para Ele, de Oswald Chambers.
- Um manual bíblico como o de Halley.
Uma Palavra Final
Você iniciou uma jornada incrível e espero que este guia de estudo tenha sido útil para te ajudar a começar. A importância da Bíblia na vida diária de um seguidor de Jesus é nos contada em Salmo 1:
Bendito é o homem que não anda no conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Mas o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como uma árvore plantada junto a correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folhagem não murcha. Tudo o que ele faz prospera. Não são assim os ímpios! São como a palha que o vento dispersa. Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.
É minha oração que Deus continue a te guiar em um relacionamento cada vez mais profundo com Ele através da fé em Seu filho Jesus pelo poder do Espírito Santo. Ao continuar sua jornada, deixo com você as palavras encorajadoras encontradas em Judas, versículos 24-25:
Aquele que é poderoso para impedi-lo de cair e apresentá-lo diante de sua gloriosa presença sem culpa e com grande alegria——ao único Deus, nosso Salvador, sejam glória, majestade, poder e autoridade, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor, antes de todos os tempos, agora e para todo o sempre! Amém.
Sobre — Clique aqui para continuar para a próxima seção.