Aprofunde-se
- Aprofunde-se: Resumo do Grande Quadro
- Mais Contexto
- Agenda de Leitura para se Aprofundar
- Aprofunde-se: Pare e Dê uma Olhada para Trás
O estudo Aprofunde-se continua a se basear nas leituras do estudo O Básico. Novamente, a ênfase está em livros selecionados das Escrituras Gregas (Novo Testamento) e você também terminará o livro de Gênesis das Escrituras Hebraicas (Antigo Testamento):
- Lucas
- Atos
- Efésios
- Gênesis 12-50
- Evangelho de João
- Mateus 28
Aprofunde-se: Resumo do Grande Quadro
Lucas: o relato mais detalhado da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Destaca-se por inúmeras referências históricas e atenção aos detalhes. Escrito por Lucas, um médico grego e colaborador de Paulo.
Atos: também escrito por Lucas, narra o trabalho dos primeiros apóstolos após Jesus lhes dar a Grande Comissão (veja abaixo). O trabalho de muitos apóstolos e colaboradores é detalhado, mas dá-se ênfase particular ao trabalho missionário de Pedro e Paulo.
Efésios: uma carta sucinta de Paulo aos crentes em Éfeso explicando a vida vitoriosa que podemos ter como seguidores de Jesus.
Gênesis 12-50: relato detalhado do relacionamento especial do Deus Criador com Abraão, Isaque e Jacó——os ancestrais da nação de Israel.
Evangelho de João: assim como 1 João, é um relato eloquente e profundamente comovente da vida, morte e ressurreição de Yeshua, o Messias (Jesus Cristo).
Mateus 28: a Grande Comissão que Jesus deu aos seus seguidores——essas instruções são a tarefa mais importante e de maior prioridade para aqueles que seguem Jesus.
Mais Contexto
Agora você tem uma compreensão básica não apenas da vida, morte e ressurreição de Jesus, mas também uma ideia melhor das razões subjacentes para Sua Vida: vir como o Messias, inaugurando um novo reino de Vida e conquistando o antigo reino da Morte. Morte: morrer em nosso lugar como pagamento por nosso pecado——porque somos incapazes de pagar essa dívida por nós mesmos. Ressurreição: derrotar a morte e deixar um testemunho no registro histórico sobre a validade de Sua reivindicação de ter conquistado o pecado e a morte.
No estudo Dig Deeper, vamos fazer exatamente isso——mergulhar mais fundo na Bíblia para descobrir mais e mais sobre o nosso maravilhoso Salvador e Deus. Aprenderemos sobre o que os primeiros testemunhos da ressurreição de Jesus fizeram e como compartilharam e espalharam as “Boas Novas” para pessoas na África, Ásia e Europa. No meio do estudo, revisitaremos o livro de Gênesis nas Escrituras Hebraicas para aprender o fascinante contexto dos patriarcas do povo israelita——Abraão, Isaque e Jacó. Em seguida, retornaremos às Escrituras Gregas para ler o relato incrivelmente comovente de Jesus por João, um dos discípulos mais próximos de Jesus. Terminaremos então com o último capítulo do Evangelho de Mateus, para aprender sobre o comando mais importante de Jesus a todos aqueles que O seguem.
Agenda de Leitura para se Aprofundar
Semana 3
Dia 15: Lucas 1-4
Dia 16: Lucas 5-8
Dia 17: Lucas 9-12
Dia 18: Lucas 13-16
Dia 19: Lucas 17-20
Dia 20: Lucas 21-24
Dia 21: Atos 1-4
Semana 3: Lucas
Pontos de foco:
Lucas 15: três parábolas (a ovelha perdida, a moeda perdida e o filho perdido), ilustrando o grande amor que Deus tem pela humanidade.
Lucas 19: a história de Zaqueu; a parábola dos talentos (no relato de Lucas, uma ilustração muito dramática que enfatiza a importância de usar as habilidades que Deus nos deu para o trabalho em Seu Reino); e a chegada de Jesus a Jerusalém, uma semana antes de Sua morte.
Lucas 22-23: o julgamento, crucificação, morte e sepultamento de Jesus.
Semana 4
Dia 22: Atos 5-8
Dia 23: Atos 9-12
Dia 24: Atos 13-16
Dia 25: Atos 17-20
Dia 26: Atos 21-24
Dia 27: Atos 25-28
Dia 28: Efésios 1-3
Semana 4: Atos
Pontos de Foco:
Atos 26:17-18: o livro de Atos é um dos mais emocionantes para se ler em toda a Bíblia. Portanto, é difícil resumir um livro tão incrível em apenas algumas frases. Considere o discurso de Paulo no capítulo 26, versículos 17-18, enquanto você reflete sobre o livro de Atos, pois este é um modelo do que Jesus nos mandaria fazer ainda hoje. Isto é, trazer outros da escuridão para a luz.
Semana 5
Dia 29: Efésios 4-6
Dia 30: Gênesis 12-14
Dia 31: Gênesis 15-17
Dia 32: Gênesis 18-20
Dia 33: Gênesis 21-23
Dia 34: Gênesis 24-26
Dia 35: Gênesis 27-29
Semana 5: Efésios
Pontos de foco:
Efésios 2:8-9: um dos resumos mais compactos de toda a Bíblia sobre o que os seguidores de Jesus acreditam. Esta é uma excelente passagem para memorizar.
Efésios 4:11-13: esta passagem é um dos melhores resumos da variedade de “funções” que os crentes em Jesus desempenham (v. 11), o propósito subjacente dessas funções (v. 12) e a razão pela qual Deus considera essas funções tão importantes (v. 13).
Efésios 6:10-18: uma passagem essencial para entender como os crentes devem se “equipar” ativamente para o serviço na obra do Reino de Deus. Se você foi “empregado” pelo Rei (isto é, se tornou um seguidor de Jesus), volte a este capítulo e releia-o sempre que estiver enfrentando desânimo, desapontamento ou derrota em seu trabalho para o Reino.
Semana 6
Dia 36: Gênesis 30-32
Dia 37: Gênesis 33-35
Dia 38: Gênesis 36-38
Dia 39: Gênesis 39-41
Dia 40: Gênesis 42-44
Dia 41: Gênesis 45-47
Dia 42: Gênesis 48-50
Semana 6: Gênesis
Pontos de foco:
Gênesis 12:1-7: a promessa que Deus fez a Abraão——uma das passagens mais fundamentais em toda a Bíblia.
Gênesis 27: o relato de Jacó roubando o direito de primogenitura de seu irmão gêmeo Esaú (com uma ajudinha de sua mãe Rebeca). É de Jacó que as 12 tribos de Israel (e, eventualmente, toda a nação) descendem.
Gênesis 37: o relato de José, o filho mais velho de Jacó com Raquel, e como ele foi vendido como escravo por seus 10 meio-irmãos mais velhos.
Gênesis 45: a emocionante conclusão do relato de José e a revelação do propósito de Deus por trás dos anos de suas tribulações.
Semana 7
Dia 43: João 1-3
Dia 44: João 4-6
Dia 45: João 7-9
Dia 46: João 10-12
Dia 47: João 13-15
Dia 48: João 16-18
Dia 49: João 19-21, Mateus 28
Semana 7: Evangelho de João
Pontos de foco:
João 3: uma explicação profunda, porém simples e clara que o próprio Jesus deu sobre a razão pela qual devemos nos tornar Seus seguidores e como fazê-lo.
João 11: talvez a descrição mais comovente em toda a Bíblia sobre a profunda compaixão de Jesus. Aqui, Jesus está tão aflito e comovido pela morte de Seu amigo Lázaro que chora em seu túmulo. Esta passagem é fundamental em muitos níveis—entender a humanidade e emoção de Jesus, entender a perspectiva que Jesus tinha em relação ao destino final da humanidade (morte) e entender que a morte (e a doença, nesse caso) não fazem parte do plano original de Deus para a humanidade.
João 15: parte das instruções finais de Jesus aos Seus discípulos, que são registradas apenas por João. Neste capítulo, Jesus explica o relacionamento que os crentes têm com Deus através d’Ele.
A Grande Comissão
É isso aí——a melhor descrição do que os seguidores de Jesus devem fazer com o tempo que lhes resta neste planeta. Em termos de obter orientação sobre nosso propósito de vida, Mateus 28:16-20 é o conjunto de instruções mais importante de toda a Bíblia. Não entenda mal——o restante da Bíblia é muito importante para desenvolver muitos aspectos diferentes da vida de um seguidor de Jesus, mas nenhuma outra passagem pode se comparar quando se trata de responder à pergunta: “O que exatamente Deus quer que eu faça com minha vida?” Claro, há muitas maneiras diferentes de se fazer a vontade de Deus, e o trabalho que Deus chama para um crente provavelmente será bem diferente do trabalho para o qual Ele chama outro crente. Devemos confiar (e orar) para que o Espírito Santo “preencha os detalhes” específicos à nossa própria situação. Mas aqui, vamos resumir a visão geral da Grande Comissão que Jesus nos deu:
Ir: saia ativamente e compartilhe as boas novas de Jesus Cristo com os outros. Outra palavra para ir é “deixar”, como em deixar sua zona de conforto.
Faça discípulos: ensine aos outros o que Deus lhe mostrou através do seu relacionamento com Jesus Cristo e através da atuação do Espírito Santo.
Batize-os: mergulhe-os em seu relacionamento com Jesus para que isso transforme suas vidas de maneiras altamente visíveis e notáveis.
Ensine-os a obedecer a tudo o que Jesus ordenou: ajude-os a “cavar mais fundo” e a crescer continuamente em seu caminho com Jesus.
Aprofunde-se: Pare e Dê uma Olhada para Trás
Uau. Esperamos que é assim que você esteja se sentindo ao terminar o estudo Aprofunde-se.
A Bíblia não é um livro incrível que talvez você nunca tenha apreciado antes? Você sentiu o Espírito Santo “falar” com você e lhe dar discernimento durante este estudo? Se sim, não foi emocionante e você não gostaria de experimentar mais disso? A boa notícia é que você pode! Através do processo deste estudo, você agora deve se sentir preparado para continuar em sua busca por respostas. O restante deste guia oferece um plano no qual você pode ler o resto da Bíblia. As leituras estão novamente em uma ordem não sequencial para facilitar o entendimento da Bíblia enquanto você a lê.
Mas antes de continuar, vamos aprender uma lição importante do livro de Atos. Embora eu espere que este guia de estudo tenha sido útil para você, deixe-me também dar-lhe uma nota de cautela: não aceite simplesmente as palavras deste estudo como verdadeiras——em vez disso, seja um “bereano”. Dê uma olhada em Atos 17:11 para ver o que quero dizer:
Ora, os bereanos eram de caráter mais nobre do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse e examinavam as Escrituras todos os dias para ver se o que Paulo dizia era verdade.
Ser um bereano significa examinar e estudar as Escrituras por conta própria para ver se o que Paulo (ou qualquer outra pessoa) diz sobre Deus é verdade. Ao iniciar sua jornada, encorajo você a ser um bereano pelo resto de sua vida.
PróximosPassos — Clique aqui para continuar para a próxima seção.